terça-feira, 31 de maio de 2011

Desenvolvimento da prática

Os melhores alimentos:

Como já se referiu anteriormente, os alimentos biológicos provêm de práticas agrícolas que minimizam a utilização de pesticidas e adubos. Como tal, trazem vantagens não só para a saúde como também para o ambiente e o que se pretende é mesmo isso, fornecer condições que contribuam, dentro do possível, para o bem-estar da comunidade escolar tentando igualmente melhorar a sua alimentação com vista a produção de alimentos de alto valor nutritivo.
Para o cultivo de transgénicos é necessário cumprir medidas de coexistência. O objectivo das medidas de coexistência nas áreas em que são cultivados OGM é impedir a presença acidental de OGM noutros produtos, evitando o prejuízo económico potencial e o impacto dos vestígios de culturas geneticamente modificadas com culturas que o não são, como as culturas convencionais e as biológicas. Os transgénicos poderiam ser postos numa estufa, pois a estufa iria servir como barreira. Na escola, não são os alimentos mais adequados pois as sementes teriam de ser compradas e isso seria muito dispendioso. Outro motivo é também o facto de, quando se semeia uma espécie transgénica, não é possível abulir dessa espécie. Isso não seria produtivo para a escola pois um alimento não é o suficiente.



Estufa ideal:

Após o estudo dos tipos de estufas, caso se considere na elaboração de uma estufa no espaço escolar, a melhor alternativa no nosso ponto de vista será o túnel visto ser o mais fácil de instalar, podemos concebe-la em reduzido tamanho e é o mais económico.


Culturas dentro da estufa:


Após serem escolhidos os tipos de alimentos a serem plantados consoante a pesquisa, utilizam-se vasos de modo a apresentar uma amostra em pequena escala.
No mesmo vaso, pode-se plantar até duas espécies, desde que as características delas sejam parecidas. Um outro factor importante é a distância entre elas. Manjericão e coentro, por exemplo, podem ser plantados no mesmo vaso, a uma distância de 30cm um do outro. Os dois devem ser plantados num solo que não seja nem arenoso, nem argiloso.

As hortas precisam ser regadas constantemente (duas vezes por dia no verão e uma vez por dia no inverno), mas não podem ficar encharcadas. Opta-se, por isso, por plantar em um vaso que tem furos na parte de baixo.

Sem comentários:

Enviar um comentário