terça-feira, 31 de maio de 2011

Alimentos transgénicos

Estes alimentos resultam de uma alteração genética com o objectivo de se obter uma maior produtividade agrícola (reduzir o número de pragas inserindo-se um gene dentro do alimento resistente à praga), assim como alimentos de melhor aspecto e sabor. Isto é possível através da técnica de ADN recombinante.

Vantagens:
  • Maior produtividade agrícola: graças sobretudo a uma maior resistência a pragas
  • Redução nas aplicações de pesticidas
  • Melhoria ambiental na agricultura
  • Diversos alimentos com vista a agradar não só o produtor como também o consumidor
 
      Os alimentos transgénicos conseguem resistir a pragas porque no seu genoma contêm genes resistentes a certos vírus/bactérias. Ao terem esses genes já não vai ser preciso o agricultor colocar pesticidas nas suas hortas e assim vai estar a melhorar o ambiente.


Desvantagens:

*   Poluição genética
Quando se fala de poluição genética significa que as culturas transgénicas passam as suas características para outras plantas e para as culturas tradicionais.

Produção em Portugal:

      O milho Bt, que foi a primeira espécie transgénica cultivada em Portugal, é uma espécie de milho que contém um gene (gene Bt) resistente a um insecto predominante no milho, a Broca. Este produto foi autorizado em 1996.

Milho Bt


Batata Amflora
      Em 2 de Março de 2010 foi autorizada para cultivo e transformação industrial uma variedade de batata para fécula geneticamente modificada, conhecida por batata Amflora. Esta batata para fécula apresenta um teor superior de amilopectina da fécula. A fécula destina-se a  fins industriais, como a produção de papel.


Controvérsia à volta da Engenharia Genética:
Esta engenharia também levanta bastantes problemas éticos, um dos quais é a alteração dos organismos fazendo com que o organismo se torne uma aberração para quem se encontra contra esta engenharia.
Relativamente à agricultura quem trabalha nesta área afirma que é seguro o que se faz e que é um bom meio para combater a falta de alimento devido ao aumento repentino das populações.
Contra esta ideia surge a de que estes organismos podem trazer consequências inesperadas para o meio ambiente e para os ecossistemas terrestres, também afirmam pode haver uma possibilidade de serem realizadas estas culturas desde que sejam devidamente controladas.
Existem cientistas que se afirma como anti-engenharia genética, estes afirmas que os conhecimentos da genética ainda são insuficientes para que se possa produzir organismos geneticamente modificados seguros, receiam ainda que a introdução de transgénicos no ambiente vai proporcionar um decréscimo na biodiversidade pois plantas que produzam toxinas vão contaminar os pássaros que se alimentam das suas sementes e as toxinas produzidas vão ser espalhadas pelos solos acabando por contamina-los.

Sem comentários:

Enviar um comentário