São alimentos provenientes de práticas agrícolas que minimizam a utilização de pesticidas e adubos de modo a preservar o meio ambiente e os ecossistemas.
Características
Têm maior tempo de duração
Têm um sabor mais genuíno e nutritivo
Apresentam um menor teor de nitratos
Proporcionam um modo de vida mais saudável, pois os alimentos são isentos de aditivos químicos, hormonas e de qualquer mutação genética
Vantagens:
Saúde
Os alimentos biológicos contêm maior valor nutritivo e sabor, sendo mais ricos em matéria seca, em vitaminas, em minerais e fitonutrientes.
Os fitonutrientes são o nutriente encontrado nos vegetais, estes são classificados em:
Isoflavonas
Carotenóides
São encontrados na abóbora, cenoura, batata-doce, manga, espinafres, damascos, pimento verde, brócolos e hortaliças de folha verde.
Flavonóides
São encontrados na cebola, salsa, toranja, laranja, maçã, damasco, pêra, pêssego, tomate, cereja, groselha, uva, ameixa, framboesa, morango, leguminosas, salva, chá verde e vinho tinto.
Licopeno
Vitamina C
São encontrados na papaia, goiaba, laranja e outros citrinos, kiwi, manga, brócolos, pimento, couve e morangos.
Vitamina E
São encontrados nas sementes de oleaginosas, óleos de primeira pressão a frio, gérmen de cereais; o processo de refinação e a fritura dos óleos destroem a vitamina E.
A maioria dos fitonutrientes são benéficos para:
Combater o envelhecimento
Melhorar a imunidade
Prevenção do cancro
Doenças de coração
Ambiente
A Agricultura Biológica respeita o equilíbrio da Natureza e contribui para um ecossistema saudável permitindo a preservação de um espaço rural.
Sustentabilidade
Protecção da vida microbiana
Protecção da diversidade biológica
Reciclando restos de origem vegetal de forma a devolver nutrientes à terra
Deste modo promove-se a utilização de recursos renováveis que não são tão prejudiciais ao ambiente e minimiza-se a utilização de recursos não renováveis.
Sociedade
Permite uma valorização na produção dos alimentos biológicos e possibilita os consumidores de seleccionarem os alimentos melhores para a sua saúde e que preservam o meio ambiente, pois estes não contêm químicos e são ricos em nutrientes.
Custos de produção elevados
Os alimentos biológicos ao terem um preço elevado levam a que a sociedade consuma menos, principalmente agora com esta crise económica.
Menor produtividade
Visto que o custo de produção destes é muito elevada faz com que os produtores optem pela agricultura convencional pois os custos são mais baixos e consegue-se produzir mais quantidade.
Menor peso individual dos produtos
O consumidor ao deparar-se com uma embalagem pequena e com preços elevados não compra porque não compensa o dinheiro que vai dar se pode comprar por mais barato e mais quantidade.
Incorrecta publicidade
Por vezes os produtos são designados por biológicos e consta apenas de uma técnica de marketing para atrair os consumidores que se preocupam em ter uma alimentação saudável.
Instituições que apoiam a utilização destes alimentos:
AGROBIO
A AGROBIO (Associação Portuguesa de Agricultura Biológica) tem como objectivo proporcionar aos consumidores e aos distribuidores o consumo e a produção de produtos biológicos.
Esta associação considera que a única maneira de evitar a contaminação é a proibição das culturas geneticamente modificadas, desta forma salienta a necessidade de garantir a pureza das sementes defendendo um nível de tolerância zero para todas as sementes geneticamente modificadas. De acordo com diversos estudos, considera que as culturas geneticamente modificadas devido a ser obtidas por meio de uma tecnologia imprecisa e arriscada apresentam inúmeros riscos para a saúde e o meio ambiente.
Esta associação defende a agricultura biológica pois esta promove produtos benéficos para a saúde, para o meio ambiente e para os ecossistemas.
Câmara Municipal de Ponte Lima
A Câmara municipal de Ponte Lima está a desenvolver o projecto “Hortas urbanas”, sendo o principal objectivo deste projecto incentivar a utilização do solo proporcionando condições aos munícipes dando terrenos de 40m² numa área vedada com um ponto de água destinada à rega das culturas instaladas no lote, um abrigo comum para armazenamento dos utensílios agrícolas e um espaço comum para compostagem ou colocação de estrumes.
Este projecto vai contribuir para sensibilizar a população para os impactos ambientais e sociais resultantes das alterações ocorrentes no espaço rural.
Quinta do Freixo
É actualmente a maior exploração agrícola biológica do Algarve que engloba todos os serviços desde a produção à prestação de serviços.
Esta quinta tem uma área de cerca de 1100 ha, localizada na zona de transição entre a serra e o barrocal algarvios apresentando uma biodiversidade riquíssima e uma abundância de recursos hídricos.
Tem como descrição “na paisagem da serra um espaço de frescura” devido à sua paisagem natural caracterizada por um vale circundado pelas encostas e do barrocal algarvio no qual formam um limite natural da propriedade.
Produção de alimentos biológicos na estufa:
Numa estufa implementada na escola faz mais sentido a produção de alimentos biológicos porque, ao serem benéficos ao ambiente e á saúde, são mais saudáveis para as refeições no refeitório. Todos nós sabemos as vantagens e as desvantagens da produção de alimentos biológicos. Enquanto que a produção de alimentos transgénicos ainda é desconhecida as consequências.
Utilização dos alimentos biológicos:
Contudo os alimentos biológicos, não são só utéis para a alimentação, são também muito utéis nos produtos de beleza para cuidado da pele.
Daqui conclui-se que a perfeição não está realmente longe com Culture Bio.
Sem comentários:
Enviar um comentário